TROCA DE CONHECIMENTOS: Intercâmbio entre servidores do legislativo brasileiro marca segundo dia do 14° EnGITEC

TROCA DE CONHECIMENTOS: Intercâmbio entre servidores do legislativo brasileiro marca segundo dia do 14° EnGITEC

Servidores de casas legislativas de diferentes partes do país durante oficina do 14° EnGITEC. Foto: Gean Lima

O intercâmbio é um dos pontos mais fortes do EnGITEC. Todo ano essa comunidade se reúne para discutir as tendências tecnológicas para o legislativo brasileiro e fazer amizades que se perpetuam no tempo. "Quando a gente se encontra em Brasília é só alegria", comenta Osmar Pires Júnior, servidor do setor administrativo da  Câmara de Jardim Alegre, no interior do Paraná. 

Enquanto aguardava ansioso, na frente do gabinete do senador Sérgio Moro, para tirar uma foto com o político, Osmar falou um pouco sobre as conexões que já estabeleceu no evento. Ele participa desses encontros com a sua trupe desde a décima primeira edição, e já estamos na décima quarta, neste ano.

"Em novembro do ano passado conseguimos fazer uma mobilização com as câmaras da nossa região e levamos a oficina do Interlegis pra lá. Foi um momento de muita interação e atualmente a Câmara de Ivaiporã está implantando o SAPL", conta.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)  e o Portal Modelo mencionado por Osmar são produtos do Programa Interlegis do Senado, que ajudam a digitalizar os processos das casas legislativas em todo país. 

Câmara de Januária-MG

No meio, Osmar Júnior, servidor da Câmara de Jardim Alegre-PR. Foto: Gean Lima Osmar Júnior

Foi justamente essa digitalização que aconteceu na Câmara de Januária, no Norte do interior de Minas Gerais. Antes do SAPL, documentos como a Lei Orgânica do município careciam de atualização devido a falta de um sistema automatizado.

"O SAPL, com a articulação e complicação vinculada, permite que você veja o texto antigo e atual da lei. Se mudou uma palavra tem como saber pelo sistema", destaca.

A articulação e compilação dos textos no SAPL foi desenvolvida pelo servidor da Câmara de Jataí-GO, Leandro Silva, que é membro ativo da comunidade GITEC, formada por servidores do Senado/Interlegis e das câmaras municipais e assembleias estaduais. É justamente essa comunidade de prática que se reúne anualmente em Brasília, para o EnGITEC.

Câmara de Barra Mansa-RJ

Servidoras da Câmara de Barra Mansa-RJ,Jhenifer Simoni (à esquerda) e Bruna Santos (à direita). Foto: Gean Lima

Outra turma bastante animada é o pessoal da Câmara de Barra Mansa, que liberou 10 servidores para participar do 14° EnGITEC.

Eles e elas já participaram de diversas oficinas, como a de Licitações e Contratos e já fizeram network com colegas de outras Câmaras.

"As dúvidas são bem parecidas, como no caso dos processos de licitações. Às vezes a gente não lembra de alguma coisa e vem uma pessoa e remete a um caso  e esclarece uma dúvida que você tem", disse Bruna Santos, que atua na comissão de licitações da Câmara de Barra Mansa.

Jhenifer Simoni, que é contadora da Câmara de Barra Mansa, comentou que tirou muitas dúvidas com uma colega do Estado do Paraná.

"Querendo ou não, o grupo é um ambiente para isso. Saber que existem colegas de outras localidades, que fazem a mesma coisa que você é muito bacana e agrega novos conhecimentos", ressalta.

Já Marcos Moreno destacou o intercâmbio proporcionado pelo EnGITEC,  que permite entender a realidade de outras casas legislativas.

"Pude notar que, mesmo que o produto final seja o mesmo, cada câmara tem a sua especificidade, algumas são mais burocráticas, outras mais maleáveis e a gente vai aprendendo um pouquinho com cada", avalia.

Abertura oficial

WhatsApp Image 2024-06-04 at 13.10.45.jpeg

Nesta terça-feira (4/6) foi o segundo dia de oficinas do encontro. Já a abertura oficial do evento ocorre nesta quarta-feira (5/6), no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Asa Sul (SGAS) de Brasília ( Quadra 607 - Módulo 49, via L2 Sul).

A palestra de abertura será com o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin; e o coordenador de Tecnologia da Informação do Interlegis, João Henrique Gouveia.  

Neste ano, a 14ª edição EnGITEC vem com o tema "Legislativo Inteligente", que é sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no legislativo brasileiro. 

A ideia é entender como a IA pode ajudar no trabalho dos servidores, tornando a administração pública cada vez mais moderna e eficiente na prestação de serviço à sociedade. O debate também vem no sentido de desmistificar o uso da ferramenta. 

Confira a programação completa aqui

S
EGUE GALERIA DE FOTOS DO 2° DIA DE EVENTO (todas as fotos: Gean Lima)