Como começou?

Em 2005, iniciou-se o PPM - Projeto Piloto de Modernização do Legislativo, onde várias Casas Legislativas foram convidadas a participar do projeto, enviando seus técnicos; que estavam inscritos no Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC) - Comunidade de Prática constituída de um grupo de discussão; para participarem, serem treinados e colaborarem com outras Casas. Várias pessoas de vários pontos do Brasil vieram até Brasília para receber treinamento e estas pessoas passaram a se conhecer. Então uma comunidade de discussão que era apenas virtual (através de e-mail), passou a ter forma física, os nomes passaram a ter rostos.

As pessoas afinaram seus vínculos e suas amizades, fazendo com que a produção de conteúdo se multiplicasse depois dos treinamentos. Segundo Angelo Marcondes, participante do PPM: "Se pegar o pós PPM dá para perceber que muita gente começou a falar mais nas listas porque estava falando para pessoas conhecidas, para nomes que tinham rostos."

Diante deste sentimento de conhecer pessoalmente os membros da comunidade virtual, foi trazido um fortalecimento do grupo e da comunidade, então pensou-se em fazer um encontro presencial para trazer as pessoas que não participaram do PPM, para que compartilhassem desta experiência com treinamentos e repasse de conhecimento na área técnica. Esta foi a faísca inicial onde a comunidade começou a fazer o evento do EnGITEC, em 2007, iniciando um processo de amadurecimento da produção de conteúdo, ideias colaborativas e aproximação de pessoas, além do virtual.

Texto: Angelo Marcondes.