Duzentas pessoas participaram das oficinas do primeiro dia do 14° EnGITEC

Cerca de 200 pessoas participaram das oficinas do primeiro dia do 14° EnGITEC, nesta segunda-feira (03/6). O evento ocorre em Brasília e reúne servidores do Senado, das assembleias e câmaras municipais de diferentes regiões do país para discutir inovação e tecnologia ao legislativo brasileiro.

Ao todo, o primeiro dia de evento contou com 11 oficinas, nos períodos matutino e vespertino. O público estava engajado e atuante, com muita disposição em aprender e trocar conhecimento. "Isso faz com a oficina seja produtiva, porque eu aprendo com eles também", comentou Leonardo Alves Sá, servidor público, coordenador de Jornalismo Visual do Senado. 

Ele foi instrutor da oficina "Fotografia com Celular". A capacitação -  que é uma das novidades dessa edição - ensina como aproveitar melhor os recursos da câmara de um celular para fazer excelentes registros fotográficos. 

Servidor do Senado Leonardo Alves Sá, instrutor da oficina Fotografia com Celular

Outra novidade desta edição é a oficina "Primeiros passos na projeção e transmissão para Câmaras Municipais", que nesta segunda foi ministrada pelos servidores Jeferson Santos (Câmara de Ourilândia do Norte-PA), André Mendonça de Moraes e Carlos Henrique de Almeida (ambos da Câmara de Sinop-MT)

 Durante a oficina os instrutores ensinaram como fazer a configuração no Youtube para viabilizar a transmissão, principalmente em como não monetizar um vídeo de uma sessão, por se tratar de uma instituição pública. "Também ensinamos a parte de multi-streaming, que permite transmissão simultânea de uma sessão ordinária para  as plataformas Facebook, Instagram e Youtube", acrescentou Andre. 

André de Moraes, servidor da Câmara de Sinop-MT foi instrutor da oficina Primeiros passos na projeção e transmissão para Câmaras Municipais

Diego de Paiva é  servidor da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele foi um dos alunos mais proativos da oficina  de Fotografia com Celular. "Foi um  grande aprendizado. Coisas simples que a gente faz com o aparelho no dia-dia, e eu não sabia que poderia aprimorar tanto com esse curso", ressaltou. 

Ele também destacou a importância do EnGITEC para o legislativo brasileiro:

"O EnGITEC é de grande valia pois é uma troca de conhecimento do legislativo, que envolve câmaras, assembleias legislativas e o Senado. Cada um transmitindo conhecimento, trocando experiências sobre o seu ramo de trabalho, é de grande importância", enfatizou. 

,Diego de Paiva, servidor da Assembleia Legislativa da Paraíba

LEGISLATIVO NÃO SE RESUME A BRASÍLIA

Uma das coisas do evento que chamou atenção de Leonardo Alves de Sá - o  servidor do Senado Federal que ministrou a oficina de fotografia com celular - foi a capilaridade do legislativo brasileiro.

"Esse tipo de troca, com servidores de diferentes câmaras e assembleias espalhadas pelo país dá uma uma perspectiva muito boa de Brasil, porque a gente é muito focado no Federal, mas vem o EnGITEC bater em nossa parta pra dizer: 'olha, o legislativo não se resume a Brasília'", comenta Leonardo.

ALGUNS PERRENGUES, MAS ESTÁ TUDO BEM

Dia de estreia envolve muita ansiedade e correria nos bastidores da organização. Nisso ocorreram alguns problemas técnicos, a exemplo do não registro pelo QR CODE de alguns participantes no momento das oficinas. 

Mas a servidora do Senado/Interlegis, Rafaela Garcia, uma das coordenadores do 14° EnGITEC, disse que a situação já foi resolvida

"Queremos tranquilizar todo mundo, pois quem já entrou em contato com a gente, já arrumamos as presenças, e, por favor, se alguém tiver algum problema, entre em contato comigo no privado, que a gente resolve", disse. 

Servidora do Senado, Rafaela Garcia, coordenadora do 14°EnGITEC

SÓ O COMEÇO

A programação do 14° EnGITEC segue nesta terça-feira com a série de oficinas.  

A abertura oficial do evento ocorre na quarta (05/06), com as palestras do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin; e do coordenador de Tecnologia da Informação do Interlegis, João Henrique Gouveia.  

Neste ano, a 14ª edição EnGITEC vem com o tema "Legislativo Inteligente", que é sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no legislativo brasileiro. 

A ideia é entender como a IA pode ajudar no trabalho dos servidores, tornando a administração pública cada vez mais moderna e eficiente na prestação de serviço à sociedade. O debate também vem no sentido de desmistificar o uso da ferramenta. 

Ao todo, o evento conta com cerca de 30 atividades, entre oficinas e palestras, que serão realizadas de 3 a 7 de junho, em Brasília. As oficinas ocorrem no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que fica perto da gráfica do Senado Federal; enquanto que as palestras ocorrerão no auditório do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), localizado na Asa Sul da Capital Federal.

Mais detalhes AQUI

SOBRE

O EnGITEC é o maior encontro anual  de tecnologia e inovação do legislativo brasileiro. É formado por uma comunidade de 800 membros, que são servidores do Interlegis e de casas legislativas municipais e estaduais Brasil afora. Assim, o encontro serve para materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, entre os servidores. Além disso, o evento promove a  atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.

Neste ano, o EnGITEC celebra duas décadas de realização, e conta com o patrocínio do Interlegis - programa de Tecnologia da Informação do Senado Federal; pelo próprio Senado Federal e o ILB.