14° EnGITEC: Servidores 'cortam país' em busca de inovação tecnológica

14° EnGITEC: Servidores 'cortam país' em busca de inovação tecnológica

Servidores da Câmara de Alta Floresta d'Oeste (RO), Maria Eduarda e Rafael Straub

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres/Comunicação EnGITEC

Fazer da Câmara de Alta Floresta d’Oeste (RO) referência em tecnologia, transparência e  segurança da informação. É isso que motiva os servidores Maria Eduarda e Rafael Straub a percorrerem mais de 2.100 quilômetros de estrada e 28 horas de viagem para participarem do 14° Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), que ocorre de 3 a 7 de junho, em Brasília.

Será a primeira vez que eles participam do EnGITEC, e a expectativa é de muita troca e aprendizado.

"Trata-se de um dos maiores eventos de tecnologia voltado à administração pública. E nós temos o objetivo de tornarmos um portal modelo no Estado, referência em transparência e em segurança da informação”, disse Eduarda ao referir-se ao site institucional da Câmara de Alta Floresta d’Oeste.

Eduarda e Straub ocupam, respectivamente, os cargos de direção administrativa e de frotas da Câmara de Alta Floresta d'Oeste. Além disso, Straub trabalha com o SALP [Sistema de Apoio ao Processo Legislativo], que foi desenvolvido pelo Programa Interlegis do Senado Federal, com objetivo de automatizar os processos das casas legislativas municipais e estaduais. SAPL, que por sinal, será tema de uma das oficinas do EnGITEC.

distancia entre Alta Floresta dOeste e Brasília

O servidor e a servidora acrescentam que o evento também é uma oportunidade ímpar de troca de conhecimento com colegas de outras casas legislativas, de diferentes regiões do país. 

"Além do que o evento vai agregar em novas práticas ao nosso legislativo, tem essa interação com o público que vai participar do evento. Essa troca de experiência é muito importante, pra gente saber dos processos tecnológicos que ocorrem em outros estados e municípios, e agregá-los à nossa realidade, nessa busca de sermos uma câmara referência em nosso estado", reforça Eduarda. 

Câmara Municipal de Alta Floresta d'Oeste (RO)

“LEGISLATIVO INTELIGENTE”

Neste ano, a 14ª edição EnGITEC vem com o tema "Legislativo Inteligente", que é sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no legislativo brasileiro. 

A ideia é entender como a IA pode ajudar no trabalho dos servidores, tornando a administração pública cada vez mais moderna e eficiente na prestação de serviço à sociedade. O debate também vem no sentido de desmistificar o uso da ferramenta. 

Ao todo, o evento contará com cerca de 30 atividades, entre oficinas e palestras, que serão realizadas de 3 a 7 de junho, em Brasília. As oficinas serão no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que fica perto da gráfica do Senado Federal; enquanto que as palestras ocorrerão no auditório do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), localizado na Asa Sul da Capital Federal.

Mais detalhes AQUI

SOBRE

O EnGITEC é o maior encontro anual  de tecnologia e inovação do legislativo brasileiro. É formado por uma comunidade de 800 membros, que são servidores do Interlegis e de casas legislativas municipais e estaduais Brasil afora. Assim, o encontro serve para materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, entre os servidores. Além disso, o evento promove a  atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.

Neste ano, o EnGITEC celebra duas décadas de realização, e conta com o patrocínio do Interlegis - programa de Tecnologia da Informação do Senado Federal; pelo próprio Senado Federal e o ILB.