História, homenagens e muita emoção marcam abertura oficial do 14° EnGITEC

História, homenagens e muita emoção marcam abertura oficial do 14° EnGITEC

Homenageados durante a abertura: Armando Nascimento (à esquerda), idealizador do Interlegis; e Paulo Souza (à direita), criador do Grupo GITEC. Foto: Gean Lima

Por Marcio Camilo
Imprensa Câm. Cáceres/Comunicação EnGITEC

História, homenagens e muita emoção marcaram a cerimônia de abertura do Encontro de Tecnologia da Comunidade GITEC (14° EnGITEC), que ocorreu nesta quarta-feira (5/6), na sede do IDP, em Brasília. O EnGITEC é o maior encontro  de inovação e tecnologia do legislativo brasileiro.

Nessa edição é comemorado os 20 anos da comunidade GITEC, que é formada por servidores do Interlegis/Senado e das casas legislativas municipais e estaduais em todo país.  O evento é apresentado por Fernanda Alzira, a presidente do EnGITEC. WhatsApp Image 2024-06-06 at 11.11.22.jpeg

Para celebrar esse momento, nada melhor do que chamar ao palco os 'gurus' do Programa Interlegis e da Comunidade GITEC, Armando Nascimento e Paulo Souza. 

O Interlegis, programa do Senado de integração e modernização do poder legislativo como um todo, saiu da cabeça do Armando, a partir de sua tese de doutorado. 

Em sua palestra, ele, que é servidor aposentado do Senado Federal, mostrou fotos históricas e contou um pouco sobre os bastidores da criação do programa. 

"O que foi determinante para a criação do Interlegis foi a comunidade. Foi essa comunidade que foi o paraquedas do salto no escuro. Ela foi criada por centenas, talvez milhares de pessoas espalhadas por esse país, desde 1997. Gente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, da Assembleia da Paraíba, de Minas, de Paracatu...", recorda.

WhatsApp Image 2024-06-06 at 11.11.30.jpeg

Já o Paulinho recebeu a missão de criar a Comunidade GITEC, em 2004, como forma de agregar os servidores em torno dos produtos do Interlegis, especialmente o SAPL [Sistema de Apoio Legislativo], que, segundo Paulinho, "empoderou os membros da comunidade". 

"A prova maior é que estamos aqui, 20 anos depois para contar essa história, vendo esse auditório lotado, que simboliza toda força e representatividade dessa comunidade. A comunidade foi formada por vocês. Todos são iguais e importantes", disse. 

Tanto Arnaldo como Paulinho receberam placas de homenagens "por suas valorosas participações e comprometimento nesses 20 anos de existência do GITEC - grupo Interlegis de tecnologia, unindo conhecimento e pessoas, em favor da democracia no Brasil".

WhatsApp Image 2024-06-06 at 11.10.41.jpeg

Espírito do EnGITEC

Se tem uma pessoa que representa o espírito do EnGITEC é o Jean Ferri, servidor do Interlegis que faleceu vítima de câncer.

"Ele foi um dos mais respeitados exemplos do que tem de melhor em nossa comunidade", disse Armando. 

Nesse momento, o público se levantou e promoveu uma salva de palmas pela memória do Jean por mais de 5 minutos. 

Paulino também aproveitou o momento para revelar uma história que poucas sabiam:

"Quando eu fui ao Fórum de software livre, em 2003, e convidei o Jean pra vir trabalhar com a gente aqui [Brasília], o Jean não era o meu alvo principal. Tinha uma outra pessoa e ela não quis vir, e foi aí que eu convidei o Jean. Ainda bem que eu convidei o Jean, porque não poderia ter sido melhor para a comunidade a vinda dele. Foi algo que realmente mudou a nossa cabeça, a forma como encaramos as coisas", disse o criador do GITEC.

WhatsApp Image 2024-06-06 at 13.47.05.jpeg

Cerimônia de Abertura 

A cerimônia de abertura do 14° EnGITEC contou com as falas de Fernando Meneguin, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) , e João Henrique Gouveia, coordenador de Tecnologia da Informação do Interlegis. 

Meneguin literalmente vestiu a camiseta do EnGITEC no palco, provocando salva de palmas dos presentes.

Ele destacou o caráter de união da comunidade. 

"É muito bom saber que temos pessoas engajadas no Brasil inteiro para promover a tecnologia nesse ambiente colaborativo", destacou 

Gouveia, por sua vez, ressaltou que o EnGITEC começou como uma comunidade de nerds, mas que hoje é muito mais que isso. 

"É um encontro que tenta promover a integração e inovação das casas legislativas e das pessoas. Quem quiser participar é muito bem vindo. Precisamos de colaboração. É a comunidade trabalhando que faz tudo funcionar", enfatizou.  

WhatsApp Image 2024-06-06 at 11.10.55.jpeg

Palestras

A abertura oficial do evento contou com cinco palestras, com foco principalmente na Inteligência Artificial no poder público. 

A primeira palestra foi uma mesa redonda sobre o surgimento da Comunidade GITEC. Além dos fundadores do Interlegis e do GITEC, o bate-papo contou com servidores de diferentes câmaras e assembleias legislativas, que também ajudaram no processo de fortalecimento da comunidade.

Em seguida veio a palestra do servidor público do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Ele abordou exemplos de Tecnologia da Informação na Justiça do Trabalho, e como as ferramentas podem ajudar nas atividades das casas legislativas.

Em seguida foi a palestra Modernização em 365 dias, promovida por servidores da Câmara de Foz do Iguaçu/PR, que destacaram a revolução tecnológica que realizaram no órgão, a partir da orientação do Interlegis. 

WhatsApp Image 2024-06-06 at 11.11.06.jpeg

Outra palestra importante foi "O  Legislativo Inteligente é Diverso", dos servidores do Comitê Negro do Senado, Stella Maria Vaz e Devair Sebastião Nunes. Eles falaram sobre os riscos da IA reproduzir o racismo estrutural e os diferentes preconceitos que existem na sociedade brasileira. 

Por fim, o dia foi encerrado com a palestra do servidor da Câmara de Santo Antônio da Platina (PR), Giliard Godoi, com o tema: Desmistificando o uso da IA no Poder Legislativo: de onde elas vêm? Do que elas se alimentam?

Assista o evento no canal oficial do Interlegis no Youtube.

CONFIRA A GALERA DE FOTOS (fotos: Gean Lima)