15ª ENGITEC: Edição deste ano discute as tecnologias para integrar o legislativo brasileiro

Evento ocorrerá de 2 a 6 de junho, em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa, a escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Integrando as Pessoas”. Esse será o tema da 15ª edição do EnGITEC: maior encontro de inovação e tecnologia do legislativo brasileiro, que ocorrerá de 2 a 6 de junho, em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa, a escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU). O evento irá congregar servidores dos cinco cantos do país e os interessados podem se inscrever por AQUI.

A presidente e apresentadora do EnGITEC, Fernanda Alzira, detalha que o tema reforça o espírito da comunidade GITEC, que, cada vez mais, estreita seus laços com intuito de promover um legislativo moderno, tecnológico e conectado às demandas da população.

"O tema deste ano, ‘Integrando Pessoas’, surge naturalmente desse espírito Ubuntu, que nos lembra de que somos todos interdependentes e que, juntos, podemos alcançar os resultados extraordinários e otimizar recursos públicos, o que as Câmaras Municipais jamais conseguiriam alcançar sem união e esforço coletivo", destaca Fernanda.

Presidente e apresentadora do EnGITEC, Fernanda Alzira. Foto: Gean Lima.

O coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis do Senado, Nilo dos Santos, reforça que o 15° EnGITEC possui uma importância ímpar, "porque chega num momento em que o Interlegis trabalha para reestruturar sua comunidade".

Enfatiza que o objetivo do Programa Interlegis é fortalecer o GITEC. E isso se dá pela fomentação de novos grupos, como o de troca de boas práticas, de projetos modelos e de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

"Vamos explicar isso detalhadamente durante a 15ª edição do Engitec. Estamos ansiosos para rever a turma que vem das cinco regiões do país para cinco dias de intensos debates, aprendizados, intercâmbios no caminho de um Legislativo cada vez mais forte e fonte de bons serviços prestados à população", ressalta Nilo.

Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis do Senado, Nilo dos Santos. Foto: Câmara Porto de Alegre - RS

PRIMEIRA VEZ

Quem também está ansioso para esse encontro é o assessor de informática da Câmara de São José do Mipibu (RN), Kildery Eduardo.

 Assessor de informática da Câmara de São José do Mipibu (RN), Kildery Eduardo. Foto: Arquivo PessoalEle conta que é recém empossado na Câmara de sua cidade e será a primeira vez que irá ao encontro. Ele fez um compromisso aos colegas de trabalho: ser um replicador dos conhecimentos que serão adquiridos durante o encontro do legislativo brasileiro..

"Para mim é um desafio muito grande aprender essa área legislativa: questão de leis e as normas que são aplicadas no legislativo. Como a presidente [da Câmara de Mipibu] me falou: 'eu vou ser o agente multiplicador, trazendo muita bagagem aos vereadores e servidores da câmara. Minhas expectativas são as melhores", disse Eduardo

PROGRAMAÇÃO

A grade de palestras e oficinas do EnGITEC terá a programação voltada às tecnologias que irão favorecer o futuro do Poder Legislativo. Entre as questões mais destacadas nesse sentido está o uso adequado e ético da Inteligência Artificial.

Outro tema que permeará as discussões será a “Saúde Mental dos Servidores do Legislativo“. Quais tecnologias de diálogo, escuta e afeto podem ser aplicadas ao ambiente de trabalho para evitar doenças como a ansiedade, estresse e a síndrome do esgotamento profissional (Burnout).

A grade de programação está sendo fechada e logo estará disponível na página oficial do evento.

INSCRIÇÕES

As inscrições do maior encontro de tecnologia do legislativo brasileiro seguem abertas. Para se inscrever é necessário se cadastrar no Portal Saberes do Senado;

Faça sua inscrição por AQUI.

Para saber das novidades do evento, os interessados também podem acompanhar o grupo de WhatsApp e a rede social da comunidade.

SOBRE O EnGITEC

O EnGITEC é considerado o evento mais tradicional, precursor e impulsionador da transformação digital do Poder Legislativo.

Ele foi criado há quase 20 anos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC). Trata-se de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, com objetivo de promover o intercâmbio de informações e conhecimento, para resolver problemas práticos das Casas Legislativas. O GITEC é formado por servidores do Programa Interlegis, que pertence ao Senado; e servidores de câmaras municipais e assembleias legislativas Brasil afora.