Inscrições abertas para o 14º EnGITEC

Senado irá receber maior encontro de tecnologia e inovação do Poder Legislativo; Inscrições abertas
Inscrições abertas para o 14º EnGITEC

14º EnGITEC

Por Marcio Camilo

Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres

Estão abertas as inscrições do 14° EnGITEC - o maior encontro de tecnologia e inovação do Poder Legislativo brasileiro, que será realizado de 3 a 7 de junho, no Senado Federal, em Brasília, tendo como tema central "Legislativo Inteligente", que abordará como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar os servidores na prestação do serviço público aos cidadãos e cidadãs, cada vez com mais agilidade e eficiência.

De acordo com a presidente do EnGITEC, Alzira Fernanda, o tema foi escolhido depois de uma consulta à comunidade GITEC - formada por servidores públicos do Poder Legislativo de diferentes partes do país. "O tema do momento é Inteligência Artificial: o grande calcanhar de aquiles de todo mundo. Foi o tema com mais pedidos de palestras. Inclusive, para algumas pessoas, está sendo até assustador essa revolução da Inteligência Artificial", diz Alzira. 

Ela detalha que os servidores que se inscreverem no evento contarão com diversas palestras e oficinas que irão reunir especialistas nacionais para abordar como a Inteligência Artificial pode ser uma parceira na modernização e eficiência do Poder Legislativo em todo país. Essa modernização envolve processos de governança de Tecnologia da Informação, segurança da informação, transparência, participação popular e inovações tecnológicas. 

No entanto, Alzira pondera que também  é uma preocupação do evento abordar o tema Inteligência Artificial, mas sem esquecer da diversidade da inteligência humana que, por sinal, proporciona ferramentas como a IA. 

Ressalta que toda comunidade que trabalha de forma colaborativa - como é o caso do GITEC - precisa acolher e desenvolver cada inteligência, que é única. "É a união de todos nós, da nossa comunidade, dessa diversidade de inteligências que vão trabalhar para tornar as casas legislativas mais ágeis e criativas: fazendo mais com menos e estando sempre à frente do tempo". 

Acrescenta que o evento também vem no sentido de refletir sobre o mito de que a IA surgiu para competir com os seres humanos. “Pelo contrário: é a Inteligência Artificial sendo usada para auxiliar e potencializar o trabalho dos servidores públicos", defende Alzira. 


COMO SE INSCREVER


Para se inscrever no 14° EnGITEC, o servidor ou a servidora deve estar cadastrado na plataforma Saberes, do Senado Federal.

Ao acessar a plataforma, basta clicar no evento do EnGITEC que a inscrição será efetivada. Em poucos minutos, os inscritos receberão  uma mensagem de confirmação da inscrição na caixa de entrada do e-mail utilizado para o cadastro na plataforma Saberes.

Mais informações: engitec.interlegis.leg.br


SOBRE O EnGITEC


O EnGITEC é considerado o evento mais tradicional, precursor e impulsionador da transformação digital do Poder Legislativo. 

Ele foi criado há mais de dez anos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC). Trata-se de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, com objetivo de promover o intercâmbio de informações e conhecimento, para resolver problemas práticos das Casa Legislativas. O GITEC é formado por servidores do Programa Interlegis, que pertence ao Senado; e servidores de câmaras municipais e assembleias legislativas Brasil afora.