9º EnGITEC - Transparência e Acesso à Informação
O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.
O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.
Tema desta 9ª edição é Transparência e Acesso à Informação
Almejar que o parlamento seja aberto e colaborativo é oferecer condições para a transparência interativa e propositiva entre ações parlamentares, gestão de recursos do legislativo e cidadãos. Do ponto de vista gerencial, esta oferta passa não só pela gestão tecnológica pontual das equipes de tecnologias das casas legislativas, mas também em nível macro, pelas condições e pelos procedimentos colaborativos entre as casas do país para resolução de problemas técnicos locais, evolução do conhecimento e de novas tecnologias que oportunizem a oferta do modelo aberto e colaborativo com qualidade. Parlamento aberto e colaborativo é governança de TI, é transparência, é respeito ao cidadão.
Local e Data
- De 16 e 17 de novembro de 2017
- Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães
- Sede do Programa Interlegis - Anexo E do Senado Federal
- Brasília - DF (ver mapa)
Inscrições e convites
Transmissão
O evento será transmitido ao vivo pela Internet ou diretamente pelo seu player preferido via http://wm.interlegis.leg.br/interlegis
Grupo de "WhatsApp?" do Evento
Acompanhe o evento pelo Grupo https//chat.whatsapp.com/5Ee3qNhkLoYGIftKboyXQb
Observações
- A inscrição é gratuita.
- Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que * se inscrever no evento e efetivamente participar;
- Haverá lista de presença em cada palestra.
- Os certificados só serão entregues no encerramento do evento para o participante.
- Os vídeos serão gravados e disponibilizados para "download" posteriormente nesta página.
Infraestrutura, hospedagem, transporte e dicas
Conheça Brasília: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília
Hotéis
Obs 1: O setor hoteleiro norte fica mais próximo do local do evento.
Obs 2: Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois a rede hoteleira de Brasília está sobrecarregada.
Transporte
Táxi com desconto:
- App Uber Brasília
- Táxi Maranata (61) 3323-3900 e Táxi Alvorada: (61)3321-3030
- Brasília Rádio Táxi - telefone: (61) 3344-3060 / 3344-1000
- Coobrás Rádio Táxi - telefone: +55 (61) 3224-1000
- Translado do aeroporto até a rodoviária:
- Dica sobre taxi em Brasília - DF
Grade de palestras
1º Dia – 16 de Novembro – Quinta-feira
2º Dia – 17 de Novembro – Sexta-feira
Grade dos minicursos
1º Dia – 16 de Novembro – Quinta-feira
2º Dia – 17 de Novembro – Sexta-feira
Palestrantes e Instrutores
|
Assistente Parlamentar, com licenciatura em Ciências Plenas pelo CEUB. Pós graduado em Análise de Sistemas pelo CEUB, Policentro Metodologia de Ensino Superior pelo CEUB, Computer Based Interactive Vídeo em Massachussets - EUA, Treinamento em Rede de dados – Telebrás /Embratel, Administração Legislativa pelo Unilegis. No Senado Federal/Programa? Interlegis desde 1999, atua nas áreas de Infra-estrutura Tecnológica, Planejamento e Projetos Especiais e Gestão de Contratos. Além de dar cursos de Portal Modelo e SAPL para as Câmaras. |
André Brum
|
Formado em Ciências Econômicas pela UFSM, tem Mestrado em Integração Latino Americana, também pela UFSM. É servidor da Câmara Municipal de Agudo desde 1990, foi seu Diretor Geral de 2013 a 2014 e usa desde 2004 produtos Interlegis, programa do qual é colaborador desde 2007. |
Bernardo Lins
|
Consultor legislativo da Câmara dos Deputados para ciência e tecnologia, comunicação e informática. Prestou assessoramento ao debate legislativo de vários temas, como telecomunicações, radiodifusão comunitária, Marco Civil da Internet e marco regulatório da inovação. Graduado em engenharia civil, mestre e doutor em economia pela Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são regulação de telecomunicações, organização industrial, gestão da qualidade e economia da inovação. |
Danilo Cunha
|
Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade Federal da Bahia. Tem orgulho de ter passado diversas vezes por áreas de desenvolvimento e infraestrutura. Busca, ainda sem sucesso, ser um bom profissional fullstack. Passou por ASP e PHP e hoje é apaixonado por Node.js, React, Vue, MongoDB dentre outras. Fã da arquitetura de grandes sites e meio louco por fazer analogias de coisas comuns da vida com funcionamento de sistemas. |
Edward Ribeiro
|
Desenvolvedor de software com graduação e mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Além de trabalhar no Interlegis colabora como pesquisador associado não remunerado na UnB. Durante a última década, foi professor de ciência da computação em faculdades particulares e professor substituto na UnB. Desde de 2010, trabalha como Analista de Informática no Senado Federal, tendo trabalhado anteriormente na Câmara Legislativa do DF, TSE, STM e SERPRO. Seguir @edward_ribeiro. |
Fábio Rauber
|
Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília e Analista de Informática do Senado Federal. Desde 2009 no programa Interlegis, sempre no Serviço de Infraestrutura Tecnológica, é responsável pela infraestrutura de hospedagem de produtos Interlegis (Portal Modelo, SAPL e SAAP) e pela gerência dos servidores físicos e virtuais do Programa. Entusiasta de Docker e quaisquer outras ferramentas que facilitem o trabalho do Administrador de Sistemas. Seguir @fabiorauber. |
Fábio Surrage
|
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, trabalha na área Web desde 1996, tendo participado de projetos na área de Internet no Tribunal Superior Eleitoral e no Ministério da Educação. Desde 2002, trabalha na Câmara dos Deputados já tendo atuado em desenvolvimento Web, suporte, Automatização e DevOps?. É um fã do Python e da banda Gaelic Storm. |
Francine Carniel Trevisan
|
Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, possui MBA em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Foi integrante da Comissão responsável pela apreciação dos recursos no Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet de 2015. Foi responsável pela elaboração do Relatório Final da Análise da Transparência dos Municípios Gaúchos de 2016. Coordenou o projeto de elaboração da Cartilha Acesso à Informação na Prática, em 2017. Exerce suas atribuições junto ao Gabinete da Direção-Geral, prestando orientação sobre transparência para toda área municipal do Rio Grande do Sul e atuando diretamente nas atividades relativas ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação no âmbito do Tribunal de Contas de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. |
Francisco Etelvino Biondo
|
Bacharel em Relações Públicas e Publicidade pela Escola de Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e fez o curso de mestrado em Administração de Empresas pela COPEAD, da mesma Universidade. Exerceu diversas funções de gerência e direção em empresas privadas e órgãos públicos, e funções acadêmicas em instituições de ensino superior. Desde 1998 é Analista Legislativo do Senado Federal, onde de abril de 2001 a junho de 2006 respondeu pela área de Relações Públicas, como Diretor da Secretaria de Relações Públicas. Atualmente, está lotado no Instituto Legislativo Brasileiro - Programa Interlegis como Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais. |
Francisco Xavier Soares Filho
|
Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná. MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal e Especialista em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Internacional. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Técnico em Informática pela Sociedade Educacional de Santa Catarina. Docente do Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - ISEPE-Guaratuba, nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Contabilidade. Servidor público efetivo da Câmara Municipal de Itapoá, responsável pelo setor de tecnologia da informação, gestão de contratos e pregoeiro oficial. Experiência na área de Administração Pública (Licitações e Contratos), e Tecnologia da Informação (Softwares Livres, Análise de Sistemas, Desenvolvimento Web, CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL). |
Lais Bacilieri
|
Há 4 anos Secretária na Câmara Municipal de Buritama, responsável pelo Controle Interno, bacharel em Administração, Técnico em Processamento de Dados, e cultivadora e doadora de probióticos. |
Lauro Silveira
|
Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade Federal da Santa Catarina. Atuou como desenvolvedor no Serpro e TRT da 3ª Região. Atualmente atua como administrador de Sistemas na Câmara dos Deputados. Grande entusiasta da cultura Devops, hoje trabalha com enfoque em automação de infra, integração e entrega contínua e infraestrutura como código. |
Leandro Roberto Silva
|
Servidor desde 2008 da Câmara Municipal de Jataí, Estado de Goiás. Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Goiás, onde colabora como pesquisador associado não remunerado em Learning Design, núcleo NINE - Núcleo de Informática na Educação. |
Leonardo Alves de Souza
|
Bacharelando em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Auxiliar de Processo Legislativo na Câmara Municipal de Espera Feliz – MG, Desenvolvedor de aplicações WEB, Desenvolvedor JAVA, Consultor de TI. |
Leonardo Maia
|
Formado em Processamento de Dados pela UNIP(CESUBRA), trabalhou com projeto de desenvolvimento de portais na Embrapa Cerrados (Projeto CMBBC), conhecimento nas ferramentas de CMS - Plone, Liferay, Oracle Portal, Joomla 14 anos de experiência em tecnologia da informação e atualmente desenvolvimento em Portais Governamentais Zope/Plone?. |
Luis Fernando Pires Machado
|
Servidor do Senado Federal, fez parte do projeto SAPL na construção do ambiente de treinamento, dando suporte ao processo legislativo. Tornou-se instrutor do SAPL, em dezenas de Oficinas, centenas de Câmaras Municipais e inúmeros alunos como vereadores e servidores. Participou da elaboração do Manual do SAPL. ÉDoitro Honoris Causa em Gestão Pública, Doutro em Ciências Jurídicas e Sociais e Pós-Doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais. |
Márcio Mazza
|
Bacharel em Computação e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Analista de Informática do Senado Federal, no Programa Interlegis. Membro ativo da comunidade Plone. Entusiasta do Software Livre, Métodos Ágeis, Python, Emacs e Git. Seguir @marciomazza |
Matheus Fernandes
|
Engenheiro de software pela Universidade de Brasília, desenvolvedor backend e DevOps? no Laboratório Hacker, pythonista e aficcionado por novas tecnologias. |
Moisés Scussel Neto
|
Gestor Público, Bacharel em Direito, Secretário Municipal de 2005 a 2008, Diretor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul de 2009 a 2012, Vereador de 2013 a 2016 e Vereador Presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves/RS 2017/2018 . |
Paulo Henrique Araújo
|
Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, gerente de projetos, militante por inovação, pesquisa e desenvolvimento no serviço público e pela promoção de mecanismos de transparência e participação popular no governo. |
Pedro Muniz
|
15 anos de experiência em tecnologia da informação, especialista em projetar, implantar, operar e gerenciar infraestruturas. Projetos relevantes: Portais Governamentais Zope/Plone? – Policia Federal e Ministério do Planejamento. |
Roberto Silva Junior
|
Tecnólogo em Redes de Computadores, certificado em Linux e com 13 anos de experiência em TI. Já atuou na área de Infraestrutura como SysAdmin? Linux e Virtualização, atualmente no MAPA - Ministério da Agricultura. Entusiasta em ferramentas de automação e infraestrutura ágil, dedicação recente é trabalhar com DevOps? e tecnologias afins. Projetos relevantes: Dentre os principais projetos estão a Implantação do Data-Center da Caixa Econômica Federal na Cidade Digital (Brasília em 2013/2014), restruturação e migração da infraestrutura de TI do MJ - Ministério da Justiça (Brasilia 2015/2016). |