8º EnGITEC - Novas tecnologias para parlamento aberto e colaborativo

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo. O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas. Tema desta 8ª edição é Novas tecnologias para parlamento aberto e colaborativo Almejar que o parlamento seja aberto e colaborativo é oferecer condições para a transparência interativa e propositiva entre ações parlamentares, gestão de recursos do legislativo e cidadãos. Do ponto de vista gerencial, esta oferta passa não só pela gestão tecnológica pontual das equipes de tecnologias das casas legislativas, mas também em nível macro, pelas condições e pelos procedimentos colaborativos entre as casas do país para resolução de problemas técnicos locais, evolução do conhecimento e de novas tecnologias que oportunizem a oferta do modelo aberto e colaborativo com qualidade. Parlamento aberto e colaborativo é governança de TI, é transparência, é respeito ao cidadão.
8º EnGITEC - Novas tecnologias para parlamento aberto e colaborativo

Logo grande com borda azul inferior e superior com 75% do tamanho original

Local e Data

  • De 16 a 18 de novembro de 2016
  • Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães
  • Sede do Programa Interlegis - Anexo E do Senado Federal
  • Brasília - DF (ver mapa)

Inscrições e convites

Grade de palestras

1º Dia – 16 de Novembro – Quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
13:00 14:00 Credenciamento
14:00 15:00 Cerimônia de Abertura do 8º EnGITEC Organizadores Interlegis
15:00 16:00 Correio Interlegis / Sistema de Atendimento Sussumu Yamada e Fabio Kaiser Rauber Interlegis
16:0016:30Intervalo
16:30 17:30 SAPL 3.1 Leandro Roberto Silva e 
Edward Ribeiro
Interlegis e C. M.Jataí

2º Dia – 17 de Novembro – Quinta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Legimática Luiz Fernando Pires Machado Interlegis
10:0010:30Intervalo
10:30 11:30 Consumindo dados abertos com Python Ramiro Luz Ouvidoria Municipal de Curitiba
11:30 12:30 7 Segredos sobre o Pentest e Software
Livre que Todos deveriam Saber
Alcyon Ferreira de Souza Jr SEBRAE
12:3014:00Almoço
14:00 15:00 SAAP Leandro Roberto SilvaRamiro Luz C. M.Jataí e Ouvidoria Municipal de Curitiba
15:00 16:00 EAD Claudio Cunha de Oliveira Interlegis
16:0016:30Intervalo
16:30 17:30 Palestras relâmpago Vários Várias

3º Dia – 18 de Novembro – Sexta-feira

Início Fim Tema Palestrante Instituição
09:00 10:00 Compilação de Leis e outros Textos Articulados
Suas relações próprias e as integradas ao Processo Legislativo.
Leandro Roberto Silva C. M.Jataí
10:0010:30Intervalo
10:30 11:30 Lab Hacker CD Pedro Brandão Câmara dos Deputados
11:3012:30Encerramento
12:3014:00Almoço e confraternização

Palestrantes e Instrutores

Alcyon Ferreira de Souza Jr

https://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIIEncontroGitec/alcyon.png Alcyon Junior, evangelizador do software livre, é Chief Information Security Officer (CISO) no SEBRAE, Consultor, Instrutor e Palestrante sobre Segurança da Informação credenciado pela EXIN, Professor na Universidade de Brasília e Centro Universitário IESB e mantenedor do Portal TIC http://portaltic.com. Três graduações em Tecnologia de Informação, com ênfase em redes de computador. Especialista em Redes de Computador pela CISCO e MBA em Governança de TI. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação com ênfase em Segurança Cibernética pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Engenharia Elétrica com ênfase em Segurança da Informação e Comunicações na Universidade de Brasília (UnB) Certificações Internacionais: Ethical Hacking Foundation (EHF), Information Security Based on ISO/IEC 27002 (ISFS), ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management (ITILF), Cisco Networking Academy Program (CNAP), McAfee? Vulnerability Manager (MVM) e Linux Server Professional (LPIC-1).

Claudio Cunha de Oliveira

https://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIIEncontroGitec/claudio.png Claudio Cunha de Oliveira, servidor efetivo do Senado Federal desde 1984. Possui graduação em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior. Lotado no Instituto Legislativo Brasileiro, atualmente ocupa a função de chefe do Serviço de Ensino a Distância.

Fabio Kaiser Rauber

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIEncontroGitec/fabio.png Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília e Analista de Informática do Senado Federal. Desde 2009 no programa Interlegis, sempre no Serviço de Infraestrutura Tecnológica, é responsável pela infraestrutura de hospedagem de produtos Interlegis (Portal Modelo, SAPL e SAAP) e pela gerência dos servidores físicos e virtuais do Programa. Entusiasta de Docker e quaisquer outras ferramentas que facilitem o trabalho do Administrador de Sistemas. Seguir @fabiorauber.

Edward Ribeiro

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/edward_ribeiro.png Edward Ribeiro é desenvolvedor de software com graduação e mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Além de trabalhar no Interlegis colabora como pesquisador associado não remunerado na UnB. Durante a última década, foi professor de ciência da computação em faculdades particulares e professor substituto na UnB. Desde de 2010, trabalha como Analista de Informática no Senado Federal, tendo trabalhado anteriormente na Câmara Legislativa do DF, TSE, STM e SERPRO. Seguir @edward_ribeiro.

Leandro Roberto Silva

http://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIEncontroGitec/leandro.png Leandro é servidor desde 2008 da Câmara Municipal de Jataí, Estado de Goiás. Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Goiás, onde colabora como pesquisador associado não remunerado em Learning Design, núcleo NINE - Núcleo de Informática na Educação.

Luiz Fernando Pires Machado

https://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIIEncontroGitec/lf.png Servidor do Senado Federal, COORDENADOR DA COPLAF/INTERLEGIS., especialista em Administração Legislativa, formado em Direito e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA - Buenos Aires, autor de artigos sobre Legística e Legimática, autor de Regimentos Comentados da Câmara e do Senado e autor do Manual Elaboração de Proposições Legislativas para Vereadores.

Ramiro Luz

https://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIIEncontroGitec/ramiro.jpg Desenvolvedor de software desde 1991, mestrando pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisador da área de Engenharia de Software com ênfase em métodos ágeis do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Programador da Câmara Municipal de Curitiba, fundador do grupo de usuários de python do Paraná e um dos fundadores do grupo dojo Paraná. Anfitrião da PythonBrasil[6] em 2010, membro da Associação Python Brasil.

Sussumo Yamada

https://colab.interlegis.leg.br/raw-attachment/wiki/VIIIEncontroGitec/sussumo.png Graduado em Ciência da Computação pela UFMG, é servidor do Senado Federal há 20 anos, tendo trabalhado no Prodasen nas áreas de suporte à rede e atendimento aos gabinetes de senadores. Está no Interlegis desde 2011 no Serviço de Infraestrutura Tecnológica atuando na gerência de rede e servidores, bem como no atendimento a problemas de usuários das casas legislativas no uso dos produtos Interlegis em todo o Brasil.

Infraestrutura, hospedagem, transporte e dicas

Conheça Brasília: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília

Hotéis

Obs 1: O setor hoteleiro norte fica mais próximo do local do evento.

Obs 2: Recomendamos fazer a reserva com antecedência pois a rede hoteleira de Brasília está sobrecarregada.

Transporte

Táxi com desconto:

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Confraternizações

  • Buscando uma maior interação entre os participantes do evento e proporcionar opções para que aqueles que não conheçam a cidade possam sair e descontrair a noite junto com colegas do evento, vamos ter confraternizações diárias e, claro, a nossa imperdível CONFRATERNIZAÇÃO FINAL.
  • Em breve definição das datas e locais das confraternizações. Aguardem.

Transmissão

O evento será transmitido ao vivo pela Internet ou diretamente pelo seu player preferido via http://wm.interlegis.leg.br/interlegis

Chamada de trabalhos


Palestrantes interessados em divulgar seus trabalhos no 8º EnGITEC devem participar do processo de seleção. Os trabalhos inscritos serão selecionados pela organização do evento.

A inscrição será feita pelo email engitec8@…. Cada email deve conter:

  • Título do trabalho
  • Resumo do trabalho. (até 500 palavras)
  • Nome completo do candidato
  • Currículo resumido do candidato (até 500 palavras)
  • Foto do candidato (500x500px, png ou jpg)

No ato da inscrição o candidato aceita o uso de todo o material contido no email para fins de divulgação do evento e declara ciência de que o evento não arcará com quaisquer despesas dos palestrantes selecionados.

Linha de tempo do evento

  • 12/09 - Início da chamada de trabalhos
  • 28/09 - Prazo para envio de trabalhos (prorrogado)
  • 30/09 - Divulgação dos trabalhos selecionados
  • Início das inscrições do evento (a determinar)
  • 16/11 - Início do evento

Observações

  • Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que * se inscrever no evento e efetivamente participar;
  • Haverá lista de presença em cada palestra.
  • Os certificado só serão entregues no encerramento do evento para o participante.
  • O evento será transmitido ao vivo pela Internet ou diretamente pelo seu player preferido via http://wm.interlegis.leg.br/interlegis
  • Os vídeos serão gravados e disponibilizados para "download" posteriormente nesta página.

Eu vou

Nome Instituição UF
Angelo Marcondes de Oliveira Neto Câmara Municipal de Carneirinho MG
Marcos Pires de Camargo Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna SP
Adriana A. Chaves Câmara Municipal de Piraí RJ
Ishida CM RIbeirão Preto SP
Neybson Pires Câmara Municipal de Fortaleza CE
Leandro Roberto Silva Câmara Municipal de Jataí GO