4º EnGITEC - Segurança das tecnologias da informação e comunicação no ambiente legislativo

Tema: Neste ano o tema do IV EnGITEC é "Segurança das tecnologias da informação e comunicação no ambiente legislativo". Mais que qualquer servidor público, nós servidores da TIC sabemos que este é um tema frequentemente explorado em convenções, encontros e simpósios, mas nestes eventos a Segurança descrita é destinada para grandes corporações. Fato este que nos fez refletir e chegar ao seguinte questionamento - "Como fica a segurança das pequenas e médias casas legislativas o que podemos fazer para melhorar este aspecto?" Assim impulsionados por uma série de acontecimentos relacionados a segurança a nível governamental, estamos aqui mais uma vez, com o objetivo primordial de realizar a IV Edição do Encontro Nacional do GITEC e com isso ampliar nossos conhecimentos e possibilidades quanto a segurança de TIC do legislativo

GITEC e o Encontro anual

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 500 membros ativos que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis voltada ao uso de Tecnologia no Legislativo.

O Encontro do GITEC, é um evento que ocorre anualmente em Brasília - DF, na sede física do Interlegis, e que tem por princípio, solidificar todo o intercâmbio tecnológico/afetivo que é realizado virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, minicursos e mesas redondas.


Siga-nos

 Blog  Twitter  Fotos Icone do Google Plus Google +

Grade de palestras

1º Dia - 25 de Outubro - Terça-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
08:00 09:30 Credenciamento
09:30 10:00 Abertura e apresentação do IV EnGITEC assistir | download
10:00 11:00 IPV6 - Caso de implantação Fabiano Weimar dos Santos assistir 1 assistir 2 | download 1 download 2
11:00 12:00 Firewall para casas legislativas Luciano de Fázio assistir | download
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 Segurança no Plone Fabiano Weimar dos Santos assistir | download
15:00 16:00 Gerenciamento de Logs de Segurança André Molina assistir | download
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 18:30 Sistemas de Firewall João Eriberto Mota Filho assistir | download

2º Dia - 26 de Outubro - Quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
09:00 10:00 Software Livre Paulo Fernandes de Souza Júnior assistir | download
10:00 11:00 Python Ágil (apresentação) Ramiro Luz assistir | download
11:00 12:00 SILEX (Modelo de Requisitos para 
Gestão da Informação Jurídica)
João Lima assistir | download
12:00 13:45 Intervalo para almoço
14:00 15:00 Integração Lexml/SAPL Gustavo Lepri assistir | download
15:00 16:00 Introdução ao NOSQL Felipe Vieira assistir | download
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 Introdução ao HTML5 e CSS3 Sérgio Oliveira Campos assistir | download
17:30 18:30 Segurança no desenvolvimento de softwares Leandro Resende Gomes assistir | download
18:30 19:30 Crowdsourcing como instrumento de transparência e gestão do conhecimento na administração pública Helio Teixeira assistir | download

3º Dia - 27 de Outubro - Quinta-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
09:00 10:00 Direito Digital, com enfase em crimes cibernéticos Luiz Fernando Pires Machado assistir | download
10:00 11:00 Case de customização do Portal Modelo 
da Câmara Municipal de Jataí - GO
(apresentação)
Leandro Roberto da Silva assistir | download
11:00 12:00 leg.br - O novo domínio do legislativo brasileiro (apresentação) Jean Ferri assistir | download
12:00 14:45 Intervalo para almoço
15:00 16:00 SAAP 2.0 na Nuvem Sesóstris Vieira assistir | download
16:00 16:30 Intervalo para café
16:30 17:30 Gestão da Criatividade e Inovação José Augusto Parreiras de Oliveira assistir | download
17:30 18:30 Mesa Redonda - Avaliação do IV EnGITEC Angelo Marcondes de Oliveira Neto e Marcio Vilas Boas e Alzira Fernanda Oliveira e Eduardo Ishida assistir | download

Foto Oficial

Foto Oficial do IV Encontro Nacional do GITEC

Assista ao Vivo

http://wm.interlegis.gov.br/interlegis_2

Inscrições até o momento:

Período

Dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2011.


Local


Assine ou compartilhe a agenda das palestras

 
XML 
ICAL 
Google Agenda


Grade de minicursos

1º Dia - 25 de Outubro - Terça-feira

Início Fim Tema Palestrante
10:00 12:00 Minicurso – Instalação do Ubuntu Server 10.04 LTS - turma única Eduardo Ishida
14:00 16:00 Minicurso – Implantação do SAPL 2.3 - turma única Marcio Vilas Boas
16:30 18:30 Minicurso – Instalação do Portal Modelo - turma única Juliano Rafael Bringer

2º Dia - 26 de Outubro - Quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante
10:00 12:00 Minicurso – Instalação e customização do SAAP 2.0 - turma 01 Sesóstris Vieira
14:00 16:00 Minicurso – Instalação e customização do SAAP 2.0 - turma 02 Sesóstris Vieira
16:30 18:30 Minicurso – Customizações do Portal Modelo - turma 01 Wesley de Carvalho Lopes

3º Dia - 27 de Outubro - Quinta-feira

Início Fim Tema Palestrante
09:00 12:00 Minicurso – Customizações do Portal Modelo - turma 02 Ivan Lucio Garcia
15:30 18:30 Minicurso – Customizações do Portal Modelo de Jatai, com enfase em redes sociais - turma única Leandro Roberto da Silva

Palestrantes e instrutores

Alzira Fernanda Oliveira

Graduada em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário da Cidade em 2001, pós Graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio em 2004, MBA em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense em 2006, atualmente cursando o 8º período de Direito pela Faculdade Integrada do Noroeste Mineiro. Especializada em análise de sistemas, atuou na concepção, desenvolvimento e implantação do BIMTRA (Banco Integrado de Movimento do Tráfego Aéreo) e do sistema SICOTAN no Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, é Membro efetivo da Comissão de Desenvolvimento e Implantação do Sistema de Cobrança das Tarifas de Uso das Comunicações e dos Auxílios à Navegação Aérea em Rota (COMTAN), na Coordenadoria de Tecnologia da Informação, segundo Boletim do Comando da Aeronáutica nº 92/2007. Servidora da Cãmara Municipal de Paracatu desde 2007.

André Molina

Formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, com Mestrado em Telecomunicações pela Universidade de Brasília – UnB e Especialista em Criptografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua em segurança da informação desde 2002, principalmente nas áreas gestão de segurança da informação, tratamento e resposta a incidentes e projeto/implantação de controles de segurança lógicos.

Angelo Marcondes de Oliveira Neto

Também conhecido como "Carneirinho", é servidor da Câmara Municipal de Carneirinho - MG, onde desenvolve o trabalho de adesão do software livre e utilização de tecnologia como ferramenta de transparência e comunicação para o legislativo. Desde 2005 trabalha ativamente junto à comunidade GITEC como colaborador.

Claudio Morale

Analista de Sitemas do Interlegis desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento e manutenção de sistemas com uso de software livre. Possui Licenciatura em Matemática e pos-graduação em Engenharia de Sistemas.

Eduardo Ishida

Formado em Ciência da Computação, é servidor da Câmara Municipal de Ribeirão Preto - SP, desde 2001. Hoje é responsável pelo Setor de Tecnologia de Informação. Participou da reestruturação da rede lógica e física da CM; é entusiasta do Software Livre. Como oficial de informática, Formado pelo CPOR/SP - turma de 1994, trabalhou ativamente na equipe de informatização do processo de seleção dos Oficiais temporários MFDV.

Fabiano Weimar dos Santos

Fabiano, também conhecido como Xiru, é Mestre em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, tendo atuado como consultor em tecnologias livres e recentemente como administrador de sistemas do provedor Py Town?.com. Core-developer do sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, colaborou na implementação da infra-estrutura de diversos portais no governo e tem sido um evangelista atuante na comunidade Python durante vários anos.

Felipe Vieira

Felipe Vieira é consultor de tecnologia, recentemente coordenou uma equipe de desenvolvimento na boo-box - uma empresa de tecnologia para publicidade. Trabalhou com Ruby e Pyhton utilizando Redis em diversas camadas como: cache de produtos, banco de dados de busca e em camadas críticas do adserver, onde o número de consultas ultrapassa a barreira dos 80 milhões/dia. Antes disso, desenvolveu um portal de games, uma rede social de imobiliárias e um produto no Interlegis em 2008.

Gustavo Lepri

Analista desenvolvedor desde 2005, é especialista no desenvolvimento de aplicações para internet/intranet, utilizando Python/Zope/Plone?, e aplicações em geral. Participou da análise e do desenvolvimento dos portais do Ministério das Comunicações, da Agência Brasil (Empresa Brasil de Comunicação ) , bem como do novo portal da Justiça Eleitoral. Em 2008, iniciou o desenvolvimento da versão 2.3 do SAPL, como consultor Pnud, vinculado ao Programa Interlegis/ Senado Federal. Consultor responsável pela integração da base de normas jurídicas do SAPL ao LexML. Atualmente, faz parte da Simples consultoria, como administrador de sistemas e analista, dedicando-se ao desenvolvimento de soluções utilizando Plone. Apaixonado pela profissão, família e, sobretudo, por Deus.

Helio Teixeira

Profissional de Comunicação e pesquisador da Comunicação mediada por meios digitais. Estudioso das tecnologias sociais digitais e dos mecanismos agregadores de inteligência coletiva em ambientes digitais. Participante ativo, com contribuições destacadas em diversos fóruns acadêmicos dedicados à temática da Comunicação mediada por meios digitais nos Estados Unidos e na Europa. Editor do Blog Chapa Branca, fundou recentemente a empresa de pesquisa, treinamento e consultoria, novoDiálogo.

Ivan Lucio Garcia

Formado em Processamento de Dados pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Apucarana há mais de 20 anos, atua no setor de informática da Casa, onde utilizam produtos do Interlegis, SAPL desde 2002 e Portal Modelo desde 2006/07. É multiplicador dos sistemas fornecidos pelo Interlegis, tendo implantado o Portal e o SAPL em mais de 10 casas legislativas no Estado do Paraná.

Jean Ferri

Analista de Sitemas do Interlegis desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento de sistemas e entusiasta de suas comunidades.Participante de comunidades de software livre há mais de 10 anos.

José Augusto Parreiras de Oliveira

Analista Legislativo, graduado em Administração, especialização em Organização, Sistemas e Métodos e em Gestão da Criatividade. Formado pela Creative Education Foundation como facilitador na metodologia Creative Problem Solving (CPS), Atua no Serviço de Desenvolvimento de Pessoas do Prodasen desde 2006

João Alberto de Oliveira Lima

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008) com estágio na Universidade de Bolonha (2007). Desde 1995, trabalha como Analista Legislativo no Senado Federal.

João Eriberto Mota Filho

João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Coordenador e professor da Pós-graduação em Software Livre na Universidade Católica de Brasília (UCB) e professor da Pós-graduação em Perícia Digital (UCB). Professor da Pós-graduação em Gestão de Segurança da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (2ª edição em 2007) e Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP (em andamento). Líder do Projeto HLBR (hlbr.sf.net) e desenvolvedor em outros projetos. Mantenedor Debian, empacotando diversos programas. Membro do time de Forense do Debian.

Juliano Rafael Bringer

Técnico em Processamento de Dados, funcionário comissionado da Câmara Municipal de Domingos Martins há 10 anos, atuante no setor de Processamento de Dados da Câmara Municipal, onde utilizamos o SAPL desde 2003 e Portal Modelo desde 2006. Multiplicador dos Produtos Interlegis e Supervisor de Instalações do PPM (Projeto Piloto de Modernização).

Leandro Roberto da Silva

Tecnólogo em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Como desenvolvedor de sistemas e gestor de rede da Câmara Municipal de Jataí, vem trabalhando em prol da informatização e da transparência de sua Casa Legislativa.

Leandro Resende Gomes

Leandro é formado em Ciências da Computação, Analista de desenvolvimento do SERPRO, hoje chefe da Divisão de Segurança no Desenvolvimento e experiência em análises de vulnerabilidades, ciclo de desenvolvimento seguro de software, guias de codificação segura e ferramentas de testes.

Luciano de Fázio

Desde 1996 à frente do Setor de Informática da Câmara Municipal de Catanduva, colaborou para tornar a Casa Legislativa uma das pioneiras na utilização de software livre e dos aplicativos Interlegis. Atuou como Recenseador no I Censo do Legislativo Brasileiro, Multiplicador dos Produtos Interlegis e Supervisor de Instalações do PPM (Projeto Piloto de Modernização), oportunidades em que teve contato direto com as dificuldades operacionais e deficiências tecnológicas, comuns à maioria das casas legislativas brasileiras.

Luiz Fernando Pires Machado

Servidor do Senado Federal, CHEFE DO SPDT/INTERLEGIS, especialista em Administração Legislativa, formado em Direito e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA - Buenos Aires, autor de artigos sobre Legística e Legimática, autor de Regimentos Comentados da Câmara e do Senado e autor do Manual Elaboração de Proposições Legislativas para Vereadores.

Marcio Vilas Boas

Márcio Vilas Boas, formado em Eletrônica e Sistemas para Internet pela Faculdade Pitágoras, é sevidor efetivo há 16 anos da Câmara Municipal de Divinópolis - MG onde exerce a função de Consultor de Informática. Coodernou a migração de toda a infraestrutura da Casa para Software Livre em 2007, atingindo 90% de uso de sistemas abertos em desktop e servidores. Participa do Interlegis desde 1998, data da adesão ao Programa de Modernização e Integração do Legislativo Nacional, atuando também como multiplicador.

Paulo Fernandes de Souza Júnior

Analista Legislativo, formado em Processamento de Dados pela UnB, com especialização em Gestão de TI. Atua desde o início na área de desenvolvimento de sistemas, tendo exercido a coordenação do Subprograma de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, na primeira fase do Programa Interlegis. Atualmente lidera a equipe responsável pelas funções de Arquitetura, Integração e Suporte ao Desenvolvimento de Sistemas no Prodasen.

Ramiro Luz

Membro da Free Software Foundation, suplente do conselho da Associação Python Brasil e programador com 17 anos de experiência. Conhecimento em linguagens de programação como Python, PHP, PL/SQL, Shell Script, Delphi, Pascal, Clipper e também em ASP e Java. administrador de bancos de dados Oracle e Postgresql com conhecimento na administração de servidores Linux, Apache e Zope/Plone?. Participa de comunidades de software livre como Debian-PR, Python-PR, Debian-BR, Python-BR e Postgresql-BR. Atua atualmente como programador da Câmara Municipal de Curitiba desenvolvendo sistemas com Python, PHP e shell script e implantando projeto de gravação e transmissão das sessões plenárias ao vivo em áudio e vídeo.

Sérgio Oliveira Campos

Programador e entusiasta de software livre e da linguangem Python. Atualmente atua como consultor em projeto e desenvolvimento de software e como representante da Fundação Mozilla na América Latina.

Sesóstris Vieira

Cientista da Computação, trabalha com Tecnologia da Informação em governo há 26 anos. Foi gerente de informática do Instituto Estadual de Florestas de Minas gerais, analista de sistemas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e trabalhou no desenvolvimento do Portal de Internet do Ministério Público de Minas Gerais. Atualmente é Analista de Informática Legislativa do Senado Federal lotado no Interlegis.

Wesley de Carvalho Lopes

É Designer Web, especializado em ferramentas de edição de imagens e fotógrafo profissional. Hoje atua como Servidor da Câmara Municipal de Petrolina, onde realiza a manutenção e customização do portal institucional.


Convites

Os servidores que necessitarem de convites, podem fazer o download dos mesmos abaixo.

Ofício convite do Interlegis para presidentes de casas legislativas

Ofício convite do Interlegis para liberação de servidores.

As casas legislativas, ou servidores, que necessitem de convites espefíficos, por gentileza remetam e-mail solicitando o mesmo para:

encontrogitec@gmail.com

Informamos que os convites serão enviados por e-mail, em nome do Encontro Nacional do GITEC. Sendo assim, especifiquem detalhes que tenham que constar, além do endereço eletrônico para qual o mesmo deverá ser remetido.


Miscelâneas

Hotéis

Obs: O setor Hoteleiro Sul fica mais próximo do local do evento.

Transporte

Táxi com desconto:

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Happy Hour do Evento e Confraternização Final

  • Happy Hour dia 25 - Terça-Feira Delicioso Jantar no Restaurante Gordeixos - Horário a ser divulgado durante evento.
  • Happy Hour dia 26 - Quarta-Feira
  • Confraternização Final
    • O horário de almoço do dia 27, das 12:00h às 14:30h está reservado para a confraternização do evento, a qual acontecerá no restaurante Mangai, o qual oferece uma excelente infra-estrutura, decoração e cardápio.

Organização

  • Angelo Marcondes de Oliveira Neto - Organização
  • Eduardo Ishida - Organização, apresentação e animação
  • Alzira Fernanda Oliveira - Apresentação
  • Juliano Rafael Bringer - Redes sociais
  • Wesley de Carvalho Lopes - Fotografia, Design
  • Ivan Lucio Garcia.
  • Equipe Interlegis

Brindes a serem sorteados

  • 50 bonés personalizados, patrocinado por http://www.ilgweb.com.br/ILGWEB
  • 01 Pen drive com ubuntu 11.04, patrocinado por Ramiro Luz
  • 01 Pen drive com ubuntu 11.04, patrocinado por Juliano Bringer
  • 03 Pen drive com ubuntu 11.04, patrocinado por Wesley Lopes
  • 01 Cesta de deliciosos produtos mineiros de Paracatu, patrocinado por Fernanda
  • 02 Pen drives com ubuntu 11.10 e 10 Canetas Personalizadas, patrocinado por Ricardo Francisco Anelo PROCERGS

Observações

  • Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que se inscrever no evento e efetivamente participar;
  • O evento será transmitido ao vivo pela Internet;
  • Os vídeos serão gravados e disponibilizados para "download" posteriormente.

Objetivos

  • Atingir a integração humana alcançada em sua primeira e segunda edição(GITEC) e edições anteriores do ENIAL;
  • Permitir o intercâmbio tecnológico e de conhecimento entre as casas legislativas brasileiras;
  • Com a união dos encontros GITEC/ENIAL buscar a ampliação das comunidades e estreitamento dos laços;
  • Apresentar "cases" de sucesso com software livre nas Casas legislativas;
  • Apresentar "cases" de sucesso com os produtos Interlegis nas Casas legislativas;
  • Fomentar palestras sobre software livre e estratégias e dificuldades de implantação;
  • Fomentar palestras sobre assuntos pertinentes à lista como segurança, redes, novas tecnologias e tendências;
  • Fomentar e atrair a participação de novas Casas legislativas no Gitec;

Sugestões de palestras

  • Transparência Pública
  • Segurança no Plone
  • Firewall para casas legislativas
  • UFW - filtragem avançada de pacotes com Uncomplicated Firewall - Ubuntu
  • Filtros de conteúdo para Squid (Dansguardian / Squid Guard?)
  • IPV6
  • Plone 4
  • Sprint - Portal Modelo em Plone 4 (especificação de requisitos)
  • Certificação digital
  • SQLs Livres
  • HTML 5
  • Design de aplicações e serviços web para dispositivos móveis.
  • Segurança em redes sem fio.
  • Segurança de redes.
  • O papel do usuário comum de uma casa legislativa na política de segurança
  • "SILEX - Modelo de Requisitos para a Gestão da Informação Jurídica". Trata-se de um conjunto de requisitos que objetiva realizar o controle de vigência e * eficácia das normas no tempo.
  • Ciberataques
  • Mini-curso Segurança de rede