2º EnGITEC - Legislativo Eletrônico

Tendo como tema Legislativo Eletrônico, é um evento destinado às áreas de Tecnologia da Informação (TI) das Casas Legislativas e também às comunidades Interlegis, cuja programação contará com debates sobre os produtos e serviços Interlegis, software livre aplicado aos municípios, e-democracia, além de vários outros temas de interesse das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Local e Data

  • Dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2009
  • Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães
  • Sede do Programa Interlegis - Anexo E do Senado Federal
  • Brasília - DF (veja o mapa)

Foto panorâmica do auditório

Grade do Evento

1º Dia - 7 de dezembro - segunda-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
09:00 10:00 Credenciamento
10:00 10:30 Abertura assistir | download
10:30 11:10 LexML: O que já conseguimos e o que vem por aí João Lima (Prodasen) assistir | download
11:10 11:20 Debate
11:20 11:50 Câmara na Web: um caminho até o cidadão (apresentação) Paulo Henrique Araújo (Câmara dos Deputados) assistir | download
11:50 12:00 Debate
12:00 14:00 Almoço
14:00 14:45 Câmara Livre (apresentação) Cristiano Campos (C. M. Timóteo - MG) assistir | download
14:45 14:55 Debate
14:55 15:40 LTSP: Centro de Inclusão Digital (apresentaçãoBlog) Eduardo Ishida (C. M. Ribeirão Preto - SP) assitir | download
15:40 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Palestras Relâmpago
Novidades do Portal Modelo (apresentação) Jean Ferri (Interlegis) assistir | download
Novidades do SAPL Gustavo Lepri (Interlegis) assistir | download
Novidades do SAAP (apresentação 1 | apresentação 2) Pablo Nogueira (Interlegis) asssitir | download
Implantação dos sistemas Interlegis (apresentação) Claudio Morale (Interlegis) assistir | download
Multiplicando o Portal Modelo no Paraná Ivan Garcia (C. M. Apucarana - PR) assistir | download
ISO 9001 com SAPL e Portal Modelo (apresentação) Fagner Gonçalves (C. M. Hortolândia - SP) assistir | download
Dicas sobre DNS (apresentação) Vitor Choi (Interlegis) assistir | download
Debate - O Domínio do Legislativo Brasileiro: leg.br (apresentação) Petronio Carvalho (Interlegis) assistir | download

2º Dia - 8 de dezembro - terça-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
09:00 10:00 Como as novas tecnologias digitais podem melhorar os processos decisórios na Administração Pública, fortalecer a democracia e dar mais poder aos cidadãos? Hélio Teixeira (Blog Chapa Branca) assistir | download
10:00 10:10 Perguntas
10:10 10:25 Intervalo
10:25 11:10 Distribuição de Internet por redes wireless pelo poder público (apresentação) Diana Tomimura (Anatel) assistir | download
11:10 11:20 Perguntas
11:20 12:05 Utilização de ferramentas livres na produção de conteúdo multimídia e de comunicação (apresentação) Ramiro Luz (C. M. Curitiba - PR) assistir | download
12:05 12:15 Perguntas
12:15 14:15 Almoço
14:15 15:15 Reconhecimento de Fala para Português Brasileiro (apresentação) Fabiano Weimar (Pytown) assistir | download
15:15 15:25 Perguntas
15:25 16:10 Multimídia web: TV e Rádio Câmara com software livre (apresentação) Luciano De Fázio (C. M. Catanduva - SP) assistir | download
16:10 16:20 Perguntas
16:20 16:40 Intervalo
16:40 17:25 Ubuntu - Linux para seres humanos (apresentação 1 | apresentação 2) Adilson Oliveira (Canonical) assistir | download
17:25 17:35 Perguntas
17:35 18:20 Portal do Software Público Brasileiro / 4CMBR (apresentação) Corinto Meffe (Min. do Planejamento) assistir | download
18:20 18:30 Perguntas

 

3º Dia - 9 de dezembro - quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante Vídeo da Palestra
09:00 10:00 O Futuro do Programa Interlegis (apresentação) Róbison Castro (Interlegis) assistir | download
10:00 10:20 Debate
10:20 10:40 Intervalo
10:40 11:40 Painel: O Futuro do Interlegis Angelo Marcondes (C. M. Carneirinho - MG) assistir | download
11:40 12:00 Debate
12:00 14:30 Almoço
14:30 18:00 Debate Aberto: Projeto de Modernização

Palestrantes

Adilson Oliveira

Formado em Eletrônica Industrial, tem trabalhado com software livre e GNU/Linux especialmente desde 1995 tendo atuado em sistemas embarcados e consultoria em integração de sistemas, trabalha hoje para a Canonical como Engenheiro de Campo responsável por América Latina e Europa.

Angelo Marcondes de Oliveira Neto

Também conhecido como "Carneirinho", é servidor da Câmara Municipal de Carneirinho - MG, onde desenvolve o trabalho de adesão do software livre e utilização de tecnologia como ferramenta de transparência e comunicação para o legislativo. Desde 2005 trabalha ativamente junto a comunidade GITEC como colaborador.

Corinto Meffe

Gerente de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento. Atua com software livre há mais de 10 anos e coordenou o primeiro projeto de migração da Dataprev em 1999, e também o Guia Livre, O Guia de Cluster, A Metodologia de Avaliação de Distribuição Livre e atualmente é responsável pelo Portal do Software Público Brasileiro.

Cristiano Lage Campos

Formado em Engenharia Industrial Elétrica, é servidor da Câmara Municipal de Timóteo desde 1992, hoje responsável pela área de Informática. Dentro os trabalhos desenvolvidos na casa realizou a migração da Casa para software livre. Atuante em comunidades ligadas a software livre como forumubuntu-br.org e GITEC, também participou da criação de centros de inclusão digital locais sempre usando ferramentas baseadas em software livre.

Diana Tomimura

Engenheira de Telecomunicações, formada pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2007 trabalha na Anatel na área de Engenharia do Espectro.

Eduardo Ishida

Formado em Ciências da Computação, é servidor da Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP), desde 2001. Hoje é responsável pelo setor de Tecnologia de Informação. Participou da reestruturação da rede lógica e física da CM, entusiasta do Software Livre. Como Oficial de informática, Formado pelo CPOR/SP - turma de 1994, trabalhou ativamente na equipe de informatização do processo de seleção dos Oficiais temporários MFDV.

Fabiano Weimar dos Santos

Também conhecido como Xiru, é Mestre em Inteligência Artificial pela UFRGS e Bacharel em Ciência da Computação pela UCS, atuando como consultor em tecnologias de reconhecimento de fala e sysadmin de tecnologias livres para o gerenciamento de conteúdo usando software livre. Tem sido um contribuidor ativo do Plone e Zope, além de evangelista atuante na comunidade Python durante vários anos.

Hélio Teixeira

Profissional de comunicação especializado em Comunicação Digital, o publicitário Hélio Teixeira presta serviços de consultoria em comunicação em ambientes digitais para empresas nacionais e multinacionais. No mercado publicitário já atuou nas áreas de planejamento de mídia, direção de arte, criação e social media maketing. Atualmente edita o Blog Chapa Branca, um espaço dedicado à discussão da temática da comunicação pública e ocupa o cargo de assessor de comunicação da CCJ da ALE-AL. Apaixonado por sua profissão e suas ciências. Acredita no poder transformador da boa Comunicação e se auto-demonina "um idealista incurável!"

João Alberto de Oliveira Lima

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008) com estágio na Universidade de Bolonha (2007). Desde 1995, trabalha como Analista de Informática Legislativa no Senado Federal.

Luciano De Fázio

Desde 1996 à frente do Setor de Informática da Câmara Municipal de Catanduva, colaborou para tornar a Casa Legislativa uma das pioneiras na utilização de software livre e dos aplicativos Interlegis. Atuou como Recenseador no I Censo do Legislativo Brasileiro, Multiplicador dos Produtos Interlegis e Supervisor de Instalações do PPM (Projeto Piloto de Modernização), oportunidades em que teve contato direto com as dificuldades operacionais e deficiências tecnológicas, comuns à maioria das casas legislativas brasileiras.

Paulo Henrique Alves Araújo

Coordenador do desenvolvimento de soluções Web da Câmara dos Deputados, tem formação acadêmica em Ciência da Computação e atuação como Gerente de Projetos na área há mais de 10 anos. No setor público desde 2002, atuou em projetos no BRB - Banco de Brasília, Exército Brasileiro e Banco Central, além da própria Câmara dos Deputados.

Ramiro Luz

Membro da Free Software Foundation, suplente do conselho da Associação Python Brasil e programador com 17 anos de experiência. Conhecimento em linguagens de programação como Python, PHP, PL/SQL, Shell Script, Delphi, Pascal, Clipper e também em ASP e Java. administrador de bancos de dados Oracle e Postgresql com conhecimento na administração de servidores Linux, Apache e Zope/Plone?. Participa de comunidades de software livre como Debian-PR, Python-PR, Debian-BR, Python-BR e Postgresql-BR. Atua atualmente como programador da Câmara Municipal de Curitiba desenvolvendo sistemas com Python, PHP e shell script e implantando projeto de gravação e transmissão das sessões plenárias ao vivo em áudio e vídeo.

Róbison Gonçalves de Castro

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela ENAP/MPO, Especialista em Economia do Setor Público pela FGV Management, em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UNB, em Docência Superior pela UGF e Graduado em Administração de Empresas na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi analista de finanças e controle do TCU e da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente é Consultor de Orçamento e Fiscalização do Senado Federal, desde 1993, onde já exerceu a função de Consultor Geral de Orçamento. É autor de vários livros sobre responsabilidade fiscal, contabilidade pública e auditoria pela Editora Atlas. É professor colaborador em cursos de pós-graduação das seguintes instituições USP, ENAP, TCU, Senado Federal, AEUDF, UNB, UGF.

Fotografia Oficial do Encontro

Foto oficial do II Encontro Nacional do GITEC

Dicas de Hotéis, Transporte e Alimentação

Hotéis

Transporte

  • Brasília Rádio Táxi - telefone: (61) 3344-3060 / 3344-1000
  • Coobrás Rádio Táxi - telefone: +55 (61) 3224-1000
  • Outras informações...
  • Translado do aeroporto até a rodoviária
    • Taxi - R$ 30,00 em média a corrida do aeroporto até os setores hoteleiros
    • Lotação - R$ 3,00 em média do aeroporto até a rodoviária (próximo aos setores hoteleiros)

Alimentação

  • Restaurantes da Câmara dos Deputados - Sem restrições de acesso a pessoal externo - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério das Comunicações - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do Ministério da Justiça - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do STF - Aberto a pessoal externo após as 13:00 hs - veja o mapa
  • Restaurante do TCU - Aberto a pessoal externo após as 13:30 hs - veja o mapa

Organização

  • Angelo Marcondes de Oliveira Neto - Câmara Municipa de Carneirinho (MG) / angelomarcondes@…
  • Cristiano Lage Campos - Câmara Municipal de Timóteo (MG) / clcampos@…
  • Eduardo Ishida - Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) / japanix@…
  • Equipe Interlegis

Observações

  • Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que se inscrever no evento e efetivamente participar de pelo menos um dia completo;
  • O evento será transmitido ao vivo pela Internet;
  • Os vídeos serão gravados e disponibilizados para download.

Objetivos

  • Atingir a integração humana alcançada em sua primeira edição;
  • Permitir o intercâmbio tecnológico e de conhecimento entre as casas legislativas brasileiras;
  • Apresentar cases de sucesso com software livre nas casas legislativas;
  • Apresentar cases de sucesso com os produtos interlegis nas casas legislativas;
  • Fomentar palestras sobre software livre e estratégias e dificuldades de implantação;
  • Fomentar palestras sobre assuntos pertinentes a lista como segurança, redes, novas tecnologias e tendências;
  • Fomentar e atrair a participação de novas casas legislativas no Gitec;