Ata - 28/09/2022

Data: 28/09/2022
Local: Reunião virtual pelo Discord e WhatsApp

Participantes:

  • Rafahela - Interlegis/ILB/Senado
  • Taiane - CM de Suzano/SP

 

Assuntos levantados:
Construção do Portal Modelo com base na resolução da ATRICON. Visto que teremos um Ranking Nacional e Transparência. Assessorar o cumprimento da legislação. As particularidades de cada estado acabam com base na resolução. Conselheiros de tribunal muitas vezes não tem conhecimento da resolução. Usar a resolução da ATRICON para construirmos o Portal Modelo com Plone 6.
No primeiro momento resolveríamos o cumprimento da legislação. E posteriormente fazer um estudo para ter uma maneira de simplificar a entrega pro cidadão
Ver um lugar para colocar estes arquivos para que as Câmaras possam acessar e poder ter entendimento da resolução quando algum TCE quiser impor uma particularidade.
O tce do RS recomendava o uso do portal modelo, porque como era padronizado, facilitava achar a informação e a validar os portais. Porém, como o portal é da câmara, eles acabam fazendo a sua estrutura, por mais que o trabalho seja validado. Acabamos tendo vários problemas, até de acessibilidade.
Analisar integração SAPL x Portal Modelo. Hoje há um produto que embeda as páginas no SAPL no portal.
Joaby fez um estudo no município quanto ao redirecionamento pra páginas diferentes, para testar a usabilidade. Desastroso.
Curso EAD sobre esta resolução
Curso EAD sobre acessibilidade em conteúdo.
Convidar Taiane, da Câmara de Suzano, para participar da parte de acessibilidade.
Ter uma espécie de newsletter para ser veiculada para contatos técnicos das Câmaras com dicas de como fazer as coisas no portal, como inserir conteúdo acessível, como adicionar informações sobre parlamentares ou sobre transparência. Abordar cada item da cartilha de transparência e sobre Ouvidoria.
Fazer vídeo com a servidora da CM de Suzano que possui deficiência visual para mostrar a dificuldade de se navegar usando leitor de tela e mostrar o que pode ser melhorado no conteúdo do portal.
Fazer vídeo mostrando como incluir cada bloco no portal, e como fazer um conteúdo acessível.