11º EnGITEC debate inovação nos processos de trabalho do Legislativo

O encontro acontecerá de 18 a 22 de novembro na sede do Interlegis.

por Júlia Zouain — publicado 01/11/2019 13h05, última modificação 01/11/2019 13h07

De 18 a 22 de novembro o Interlegis/ILB realiza o 11º Encontro do GITEC – EnGITEC. Com o objetivo de unir inovações tecnológicas às rotinas do ambiente legislativo, o Encontro busca promover palestras e oficinas com temática voltada às novidades nos processos de trabalho das casas legislativas, utilizando ferramentas acessíveis e criativas para isso.

A abertura do evento será realizada pelo idealizador e primeiro diretor executivo do Interlegis/ILB, Armando Roberto Cerchi Nascimento, que abordará o conceito de inovação e os processos de trabalho desenvolvidos pelo Interlegis desde sua implementação, em 1997.

- Quando criamos o Programa Interlegis, o que se queria não era apenas colocar computadores nas câmaras municipais, e sim construir um processo de modernização do legislativo brasileiro. Através da coletividade e do trabalho em equipe, o Interlegis é considerado um programa inovador em sua amplitude – disse Armando.

Somando-se ao tema, o chefe do Núcleo de Apoio à Inovação (NaInova) do Senado Federal, Henrique Porath, trará a palestra “Inovação no Legislativo - se podemos e devemos, como fazemos? ”. Henrique explica que a dinâmica com os participantes irá buscar identificar os desafios de se introduzir inovação no setor público para, então, avançar na busca por soluções modernas e tecnológicas.

- A palestra busca trazer a premissa do NaInova, que é colher as impressões e os desafios percebidos pelos colegas das casas legislativas e, com isso, refletir sobre os arranjos possíveis para debelar os obstáculos que se apresentam a eles – disse.

Com seu nome incomum, a palestra “Quando um parlamentar vira um avatar” tem chamado a atenção dos inscritos. O fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri, servidor da Casa Legislativa há 26 anos, explicou:

- Vamos explorar as diversas possibilidades de inovação no mandato parlamentar com a adoção das novas tecnologias e refletir como isso pode afetar a maneira como os legisladores podem interagir com os cidadãos – esclareceu.

Até a data do EnGITEC o Interlegis irá realizar uma série de publicações com mais informações sobre o evento. Acompanhe a programação.