Luis Afonso Gomes Vieira

Luis Afonso Gomes Vieira

Luis Afonso Gomes Vieira

Coautor do livro "Governança Pública: O Desafio do Brasil" e um dos fundadores da Rede Governança Brasil.

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2006. Desde 2009, atua como Assessor do Ministro Augusto Nardes em processos e assuntos diversos, especialmente na área de Governança.

Em 2017, coordenou Grupo de Trabalho, aprovado pelo Plenário do TCU, que elaborou um Modelo de Governança para o Brasil. O modelo levado  ao Governo Federal, a época, resultou no Decreto 9.203/2017, que lançou a Política de Governança Pública. O decreto federal foi aproveitado para a edição de normativos semelhantes em estados e municípios, estabelecendo diretrizes e práticas de boa governança em vários pontos do país.

Atua como palestrante em treinamentos de Governança para Altos Executivos com a presença de Ministros de Estado, presidentes de estatais, altas lideranças do governo federal e de governos estaduais e municipais, além de órgãos dos poderes legislativo e judiciário.

Experiência de docência em Pós-graduação, na área de Governança Pública.

Breve passagem pelo Setor Contábil do Tesouro Nacional em 2006 e funcionário do Banco do Brasil por 22 anos, onde teve suas primeiras experiências com o tema Governança.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Finanças pela FGV-Brasília e MBA em Gestão Pública pela Fundace-USP.