Rumo ao Parlamento do Futuro - 13º EnGITEC

Evento de tecnologia do Interlegis em Brasília, reúne mais de 500 participantes

De 19 a 23 de junho, Brasília sediou o 13º Encontro Nacional do GITEC – Grupo Interlegis de Tecnologia. Intitulado “Rumo ao Parlamento do Futuro”, o EnGITEC é o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo.

Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal, prestigiou o evento e destacou a relevância do Programa Interlegis. Em sua fala, ela ressaltou que a inovação não está apenas relacionada à tecnologia da informação, mas sim à capacidade de compreender as necessidades das pessoas. Afirmou também que é essencial que as soluções tecnológicas sejam desenvolvidas de forma a atender às demandas dos usuários e proporcionar melhorias efetivas para a sociedade.

Ao longo dos cinco dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e cursos de capacitação, abrangendo uma ampla gama de temas relevantes como inteligência artificial, a Nova Lei de Licitações, a Lei Geral de Proteção de Dados, comunicação integrada e o futuro do Legislativo. A seleção dos temas e a busca pelas palestras e treinamentos refletiram a necessidade de acompanhar as transformações tecnológicas em curso.

Outro momento importante foi a discussão do futuro do Interlegis, conduzida pelo Coordenador de Tecnologia da Inovação, João Henrique Gouvêa. Um momento de conversa franca no qual os presentes avaliaram formas de a comunidade colaborar para a continuidade e fortalecimento do Programa.

A Câmara Municipal de Pato Branco -PR foi um dos destaques do evento. A Câmara utiliza todos os serviços oferecidos pelo Programa Interlegis. Os servidores Eliana Scariot Amorim e Gean Geronimo Dranka apresentaram uma linha do tempo mostrando os benefícios que o Interlegis trouxe para a Casa ao longo dos anos, com foco nos avanços obtidos a partir da implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e encerraram sua fala com uma provocação: 

“Cabe a nós sermos os agentes transformadores da nossa Casa. Ninguém vai começar fazendo uma grande revolução, mas acho que precisa começar. Um passo por vez, um tijolo a cada dia, a gente consegue fazer essa diferença”.

 

Oficinas Interlegis

Os participantes foram capacitados para o uso das ferramentas tecnológicas do Interlegis como Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar - SAAP), e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), fundamental para a automação do processo legislativo.

Também receberam treinamento para utilizarem o Portal Modelo. Com a ferramenta, as casas legislativas podem ter o seu próprio site e têm autonomia para a customização e atualização do conteúdo. Os servidores do ILB-Interlegis, Adalberto de Oliveira e JB de Góis Jr conduziram as oficinas.

 

Sobre o evento

Ao longo dos anos, os EnGITECs consolidaram-se como um evento de referência no campo da tecnologia e da inovação legislativa, promovendo a troca de conhecimento, a conscientização sobre a importância da inovação e da governança, além de estimular a adoção de práticas mais eficientes e transparentes no âmbito do Poder Legislativo.  

A última edição reuniu cerca de 500 pessoas. Onze câmaras municipais fizeram sua estreia no Encontro, enviando servidores pela primeira vez:  Câmara de Grão Mogol/MG, Pires do Rio/GO, Campo Novo/RO, Manhumirim/MG, Três Barras/SC, Colorado do Oeste/RO, Ivaiporã/PR, João Pessoa/PB, Parnamirim/RN, Lagoa da Confusão/TO e Campina Grande do Sul/PR. Outra novidade foi que, pela primeira vez, os vereadores tiveram uma tarde inteira de palestras exclusivas, iniciativa aprovada pelos presentes.

A partir das experiências compartilhadas e dos aprendizados adquiridos, espera-se que as instituições legislativas estejam cada vez mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro, promovendo a modernização e a efetividade na prestação de serviços aos cidadãos.

 

Texto: Priscilla Burmann/ Pedro Ícaro

Supervisão: Débora Pais

Depoimentos

"O EnGITEC é um encontro que veio contribuir muito com todas as Câmaras Municipais, espalhadas pelo nosso Brasil. É um prazer imenso poder participar desse momento, vivenciando e compartilhando experiências que fazem toda a diferença no exercício do mandato parlamentar em nosso município."

Vereadora Regiane Mattos, CM Boa Vista/RR



"Como servidora do Poder Legislativo há mais de 22 anos, posso afirmar que os produtos Interlegis proporcionaram um divisor de águas na Câmara de Pato Branco, Paraná. Trouxe modernidade, maior transparência e eficiência. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - Sapl é uma ferramenta imprescindível para o trabalho legislativo. Participar do Engitec foi uma honra, um encontro que proporcionou momentos inesquecíveis de atualização profissional, com conteúdos que favoreceram a troca de experiências com os colegas, servidores das Câmaras Municipais de todo o Brasil."

Eliana Scariot
Servidora da Câmara Municipal de Pato Branco, Paraná

"Nós que estamos vereadores, neste momento estou como Presidente da Câmara de Espera Feliz/MG, mas sabemos de fato que o Legislativo só anda e só acontece por causa dos servidores. Que cada presidente de Câmara possa entender isso, que cada vereador possa entender: se não fossem os servidores, o que seriam dos vereadores."

Presidente Rômolo Quintão Donadio, CM Espera Feliz/MG